Postado em 29 de Novembro de 2018 às 09h22

CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

Notícias (60)



Em atividade organizada pelas Secretarias da Água e de Educação, juntamente com a EPAGRI, CASAN e o Consórcio IBERÊ, Alunos da EBM Fernando Machado realizam plantio de árvores às margens do Lajeado São José.

Na manhã desta quarta-feira (28), uma atividade realizada por duas secretarias municipais do governo de Cordilheira Alta, Da Água e De Educação, em parceria com a EPAGRI, CASAN e o CONSÓRCIO IBERÊ, ajudou a fortalecer a consciência ambiental de adolescentes, alunos do sétimo ano da Escola Básica Municipal Fernando Machado. Os alunos realizaram o plantio de mudas de árvores nativas em uma das margens do Lajeado São José, principal fonte de captação de água do município. A atividade faz parte do programa de preservação de matas ciliares do Iberê, um consórcio intermunicipal mantido pela CASAN e municípios associados, que desenvolve diversas ações ambientais, principalmente no que tange a proteção e preservação de rios e nascentes.

A inciativa partiu da Secretaria da Água de Cordilheira Alta e o Secretário da Pasta, Arduíno Nardino, fala sobre a importância de despertar a consciência ambiental nas crianças. “Nós sentimos todos os dias as dificuldades no tratamento da água lá na estação, por conta do lixo e do barro que muitas vezes é levado para os rios pela falta de vegetação adequada em suas margens. Este trabalho de preservar as matas ciliares é fundamental e é importante fazer com que as crianças desenvolvam estas atividades agora, nesta fase da vida, para que tomem mais consciência da necessidade da preservação e se tornem adultos que tenham isto como hábito”, comenta.

Segundo a Engª Agronoma da Epagri, Cliciana Bertoldi, “são doze anos que o programa de preservação de matas ciliares é desenvolvido no município, com mais de 40 propriedades atendidas. O programa tem toda uma preocupação com a continuidade das ações e nós da EPAGRI damos todo o suporte técnico, para que as árvores cresçam e as áreas sejam realmente recuperadas. Falando deste trabalho com as crianças, esta parceria da EPAGRI, CASAN, Iberê e governo municipal é fundamental, pois além de trabalhos como este que estamos realizando hoje, as crianças ainda desenvolvem nas propriedades dos pais, ações de sustentabilidade ambiental que elas aprendem na escola,” ressalta.

A Secretária de Educação, Katia Ana Di Domenico Cechin, também ressalta a importância do trabalho nas escolas. “Primeiramente tenho que parabenizar o empenho dos alunos e da direção da escola de Fernando Machado. Nosso processo pedagógico tem muito foco na educação ambiental, pois as crianças de hoje precisam se conscientizar que também é responsabilidade delas cuidar e preservar a natureza, como forma de preparar o mundo no qual viverão amanhã. Parabéns ao secretário da Água Arduíno Nardino pela iniciativa. A nossa secretaria é e sempre será sempre parceira de ações como esta”,

Para o prefeito Carlos Alberto Tozzo, que também é presidente do CONSÓRCIO IBERÊ, é fundamental o município estar engajado em ações como esta. “Cordilheira Alta sempre é muito envolvida com os trabalhos do IBERÊ, tanto que eu já sou o terceiro prefeito a presidir o consórcio. Tivemos antes de mim, os saudosos Alceu Mazzioni e Ribamar Assonaglio, ambos que infelizmente já não estão mais entre nós, mas sempre se preocuparam muito com as questões ambientais, então darmos continuidade a este trabalho é até uma forma de horar a memória destes dois líderes. A preservação da natureza e principalmente da água, é uma questão de sobrevivência e o melhor caminho, sem dúvida nenhuma, é educar nossas crianças de forma diferenciada para que sejam adultos mais conscientes. Parabéns a toda a equipe envolvida no projeto”, finaliza.


fonte: https://www.pmcordi.sc.gov.br/noticias/index/ver/codMapaItem/8135/codNoticia/526122

  • Consórcio Iberê -
  • Consórcio Iberê -
  • Consórcio Iberê -
  • Consórcio Iberê -
  • Consórcio Iberê -
  • Consórcio Iberê -

Veja também

19 de setembro dia mundial da limpeza19/09/20          Este ano em decorrência da pandemia o dia Mundial da limpeza será num formato diferente, as ações serão de forma individuais em casa ou na empresa, cada um cuidando do seu quadrado para juntos cuidar do nosso planeta. Através de atividades como: Limpeza Ambiental – podendo ser limpeza para eliminação de focos de......
CASAN conquista prêmio ambiental Fritz Müller28/09/17O Projeto Iberê de recuperação da mata ciliar no Oeste do Estado conquistou o prêmio Fritz Müller da Fundação de Meio Ambiente (FATMA). O projeto financiado pel Esta é a terceira premiação deste projeto que foi criado em 2006 por meio de parceria entre a CASAN, financiadora do projeto, e o Consórcio Iberê, composto por sete municípios da Bacia Hidrográfica do Rio......

Voltar para Notícias