Postado em 13 de Julho de 2020 às 16h41

Projeto de Recuperação da Mata Ciliar prossegue com visitas individuais e videoconferências

Notícias (60)
Consórcio Iberê Com medidas de segurança para equipes técnicas e produtores rurais, avança na Região Oeste o Projeto de Recuperação e Preservação de Matas Ciliares. O projeto é...

Com medidas de segurança para equipes técnicas e produtores rurais, avança na Região Oeste o Projeto de Recuperação e Preservação de Matas Ciliares. O projeto é desenvolvido desde 2006 em uma parceria entre Consórcio Iberê, CASAN, prefeituras municipais e um conjunto de outras instituições de ensino, pesquisa e extensão.

Na nova forma de trabalho, as reuniões de sensibilização e mobilização entre técnicos e agricultores foram substituídas por visitas individuais. Agora o distanciamento mínimo e o uso de máscaras fazem parte da metodologia dos encontros.

Durante as visitas de campo, o coordenador de área do Consórcio Iberê compartilha informações e orientações. O produtor rural recebe a documentação necessária para adesão ao projeto e explicações sobre como fazer o levantamento dos materiais necessários para a construção das cercas que isolam e protegem a vegetação ao longo dos cursos d´água.

Nesta nova etapa do projeto, assinada em fevereiro deste ano, a CASAN destina R$ 431.650,00 para beneficiar mais 70 famílias de produtores rurais dos municípios de Águas de Chapecó, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Guatambu, Planalto Alegre e São Carlos. 
A meta é proteger outros 50 hectares de áreas de preservação permanente, ao longo de aproximadamente 35 nascentes. Com isso, o trabalho chegará a 323 hectares de margens de cursos d’água em recuperação. 

A valorização da agricultura familiar e da Política Nacional de Recursos Hídricos estão entre os objetivos. Com o novo repasse de recursos por parte da CASAN, chega a R$ 1.600.000,00 o investimento na recuperação da mata ciliar na Região Hidrográfica do Oeste, totalizando 493 propriedades rurais já beneficiadas.

Fonte: Arley - CASAN

  • Consórcio Iberê -
  • Consórcio Iberê -

Veja também

Assembleia por Videoconferência 03/06/20 Os Prefeitos do Consórcio Intermunicipal de Gerenciamento Ambiental - Iberê, participaram da Assembleia Geral Ordinária da entidade realizada nesta segunda-feira (01/06) por videoconferência que foi conduzida pelo Presidente Prefeito Municipal de Chapecó, Sr. Luciano Buligon. Foi apresentado aos prefeitos plano de ação do Consórcio Iberê, onde uma das......
Assembleia do Conselho de Associados23/01/17 Aconteceu em 13 de janeiro de 2017 a Assembleia Geral Ordinária do Conselho de Associados do Consórcio Iberê. Neste dia foram tratados diversos assuntos como: - Eleição para novo mandato de presidente e demais......

Voltar para Notícias