Postado em 17 de Junho de 2016 às 14h01

COMEMORAÇÃO DOS 10 ANOS DE CONVÊNIO ENTRE CASAN E CONSÓRCIO IBERÊ.

Notícias (69)

Neste mês de junho de 2016 é comemorado 10 anos da execução do projeto de mata ciliar, também direcionado ao uso racional de recursos hídricos. A iniciativa é executada pelo Consórcio Intermunicipal de Gerenciamento Ambiental - Consórcio Iberê e conta com a participação da Companhia Catarinense de Água e Saneamento (CASAN), através de Convênios.
O Projeto é desenvolvido em conformidade com Manual de Orientação para Elaboração de Programas de Proteção e Recuperação de Mananciais visando a Celebração de Convênio, elaborado pela Gerencia de Meio Ambiente da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – CASAN. Tendo como objetivo desenvolver atividades de preservação ambiental e de recursos hídricos nos mananciais de água utilizados pela CASAN para abastecimento público.
Abrange os municípios pertencentes ao Consórcio Iberê, que compõem uma bacia hidrográfica: Cordilheira Alta, Chapecó, Guatambu, Caxambu do Sul, Planalto Alegre, Águas de Chapecó e São Carlos. Cujo objetivo é a recuperação dos recursos hídricos por meio de planejamento, implantação, execução, manutenção e avaliação, isolamento da mata ciliar apoiado nas leis ambientais e interesse dos agricultores em manter suas propriedades para as próximas gerações.
As ações compreendem atividades de diagnóstico e educação ambiental, por meio de sensibilização, mobilização e capacitação, além de ações relativas ao uso sustentável dos recursos naturais.
No período de 2006-2015, foram obtidos os seguintes resultados: aproximadamente 150 hectares de mata ciliar das bacias hidrográficas dos mananciais Lajeado Tigre, Lajeado São José, Lajeado Dom José e Rio Chapecó foram preservadas, recompostas, recuperadas e estão em fase de manutenção, 291 famílias foram diretamente beneficiadas, com envolvimento de mais de 15 mil pessoas. Mais de 13 mil mudas de árvores nativas e frutíferas foram plantadas, auxiliando na recomposição da vegetação e na atração da fauna local.
A nova etapa do projeto iniciou em 2015 e está em andamento, onde aproximadamente 70 famílias estão sendo beneficiadas e mais 50 hectares de áreas de preservação permanente sendo recuperadas.

 

Fonte: Consórcio Iberê, 2016.

  • Consórcio Iberê -
  • Consórcio Iberê -
  • Consórcio Iberê -
  • Consórcio Iberê -

Veja também

PLANTIO DE MUDAS NATIVAS EM CORDILHEIRA ALTA26/08/19 No dia 19 de Agosto de 2019 o Consórcio Iberê juntamente com o 2º Batalhão da Polícia Militar Ambiental, EPAGRI e Prefeitura Municipal de Cordilheira Alta, realizaram plantio de mudas nativas na comunidade da linha Giacomin,......

Voltar para Notícias