Postado em 21 de Março às 09h56

22 de março dia Mundial da Água

Notícias (68)

Proposto pela ONU em 1992, o dia da Água é comemorado em 22 de março, com o propósito de celebrar e discutir as questões relacionadas à preservação dos recursos hídricos.


O Consórcio Intermunicipal de Gerenciamento Ambiental (Consórcio Iberê) que abrange sete municípios (Águas de Chapecó, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Guatambu, Planalto Alegre e São Carlos) da bacia hidrográfica dos rios Chapecó/Irani e bacias contíguas, preocupado com a preservação ambiental das Áreas de Preservação Permanente (APP) de nascentes e cursos d’água, desde 2004 trabalha o “Projeto de Proteção e Recuperação das Matas Ciliares”, em parceria com entidades que possibilitam adquirir materiais para confecção de cercas, que servem de isolamento das APP de nascentes e cursos d’água. Os produtores rurais beneficiados, ficam responsáveis pela instalação e manutenção das cercas.


O principal objetivo do isolamento das áreas com cercas, é evitar o acesso de animais nas APP, permitindo que a vegetação se reestabeleça mais rapidamente. As faixas obrigatórias de isolamento seguem as recomendações da legislação ambiental.
A prioridade do projeto é atender as microbacias hidrográficas, que possuem cursos d’água destinados ao abastecimento público.


Até o momento o projeto atendeu, 422 propriedades resultando em 282 hectares de Áreas de Preservação Permanente de nascentes e cursos d’água, isolados e protegidos.


O trabalho realizado tem colaborado para a melhoria na qualidade e quantidade da água nas microbacias hidrográficas trabalhadas, além de contribuir para a regularização ambiental das propriedades.

Figura 1: Cercamento da área para recuperação ano de 2015, no município de Planalto Alegre/SC Fonte: Consórcio Iberê

  • Consórcio Iberê -

Figura 2: Área em recuperação ano de 2017, no município de Planalto Alegre/SC Fonte: Consórcio Iberê

  • Consórcio Iberê -

Veja também

RELATO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO CONSÓRCIO IBERÊ NO MÊS DE OUTUBRO DE 201510/11/15 Ações executadas: • Primeiras reuniões com futuros beneficiários do projeto Mata Ciliar CASAN 2015 realizadas nos sete municípios consorciados (Cordilheira Alta, Chapecó, Guatambu, Planalto Alegre, Caxambu do Sul, Aguas de Chapecó e São Carlos); • Primeiras visitas técnicas de levantamento nas propriedades que aderiram ao projeto Mata......
PREFEITO DE SÃO CARLOS RECEBE REPRESENTANTES DO CONSORCIO IBERÊ20/02/19 O Prefeito de São Carlos Rudi Miguel Sander juntamente com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente José Cléo Kunst recebeu na última sexta-feira (15) representantes do Consórcio Iberê dos municípios......
CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL29/11/18 Em atividade organizada pelas Secretarias da Água e de Educação, juntamente com a EPAGRI, CASAN e o Consórcio IBERÊ, Alunos da EBM Fernando Machado realizam plantio de árvores às margens do Lajeado São......

Voltar para Notícias