Postado em 22 de Março às 10h40

22 de março dia mundial da água

Notícias (70)
Consórcio Iberê      Comemorado pela primeira vez em 1993 a data de 22 de março foi instituída em 1992 na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada no Rio...

     Comemorado pela primeira vez em 1993 a data de 22 de março foi instituída em 1992 na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro, no evento que ficou conhecido como Rio-92 e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da água como também as formar de preservar e conservar os recursos hídricos.
    O Consórcio Intermunicipal de Gerenciamento Ambiental (Consórcio Iberê) abrange sete municípios (Águas de Chapecó, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Guatambu, Planalto Alegre e São Carlos) da bacia hidrográfica dos rios Chapecó/Irani e bacias contíguas, preocupado com a preservação ambiental das Áreas de Preservação Permanente (APP) de nascentes e cursos d’água, desde 2004 trabalha o “Projeto de Proteção e Recuperação das Matas Ciliares”, em parceria com entidades que possibilitam adquirir materiais para confecção de cercas, que servem de isolamento das APP de nascentes e cursos d’água. Os produtores rurais beneficiados, ficam responsáveis pela instalação e manutenção das cercas.
    O principal objetivo do isolamento das áreas com cercas, é evitar o acesso de animais nas APP, permitindo que a vegetação se reestabeleça mais rapidamente. As faixas obrigatórias de isolamento seguem as recomendações da legislação ambiental. A prioridade do projeto é atender as microbacias hidrográficas, que possuem cursos d’água e nascentes destinados ao abastecimento público.
    O projeto até o momento atendeu 499 famílias, contando com o apoio financeiro, captados através de projetos, resultando em 353,25 hectares de áreas de preservação permanente isoladas, mantendo a função produtiva das propriedades. Através do projeto utilizando a Educação Ambiental como estratégia é possível modificar atitudes, desenvolver habilidades, contribuir para a melhoria ambiental e qualidade de vida a partir do momento em que cada ator assume suas responsabilidades e se torna o protagonista da preservação ambiental.
    Os recursos humanos são disponibilizados pelos municípios consorciados, equipe técnica do Consórcio Iberê e parceiros (Epagri (Empresa de pesquisa agropecuária de extensão rural de Santa Catarina, Policia Militar Ambiental (PMA), Instituto de Meio Ambiente de Santa Catariana (IMA), e o Ministério Público de Santa Catarina (Comarca Chapecó).Recursos financeiros provém de captação de recursos através de projetos apoiados pelos seguintes parceiros: Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), Instituto do Meio Ambiente de Santa Catariana (IMA), Fundo de Bens Lesados e Fundo de Meio Ambiente de Chapecó.
    A proposta de recuperação e proteção de nascentes e cursos d’água se enquadram nos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da qual o Consórcio Iberê é signatário juntamente com outras instituições, no objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos, ODS 15 - Vida terrestre e no ODS 17 - Parcerias e meios de implementação.
    O trabalho realizado tem colaborado para a melhoria na qualidade e quantidade da água nas microbacias hidrográficas trabalhadas, além de contribuir para a regularização ambiental das propriedades.

  • Consórcio Iberê -
  • Consórcio Iberê -
  • Consórcio Iberê -
  • Consórcio Iberê -

Veja também

ATIVIDADE DESENVOLVIDA NA COMUNIDADE FERNANDO MACHADO MUNICÍPIO DE CORDILHEIRA ALTA.27/03/17 No dia 23 de março de 2017, realizou na comunidade Fernando Machado município de Cordilheira Alta uma atividade em comemoração ao dia Mundial da água. No presente momento, aconteceu uma mini palestra sobre o que é o Consórcio Iberê e sobre o projeto Mata Ciliar apresentada pela Assessora administrativa Kellen Cassaro, o público alvo foram crianças......
CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL29/11/18 Em atividade organizada pelas Secretarias da Água e de Educação, juntamente com a EPAGRI, CASAN e o Consórcio IBERÊ, Alunos da EBM Fernando Machado realizam plantio de árvores às margens do Lajeado São......

Voltar para Notícias