Proposto pela ONU em 1992, o dia da Água é comemorado em 22 de março, com o propósito de celebrar e discutir as questões relacionadas à preservação dos recursos hídricos.
O Consórcio Intermunicipal de Gerenciamento Ambiental (Consórcio Iberê) que abrange sete municípios (Águas de Chapecó, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Guatambu, Planalto Alegre e São Carlos) da bacia hidrográfica dos rios Chapecó/Irani e bacias contíguas, preocupado com a preservação ambiental das Áreas de Preservação Permanente (APP) de nascentes e cursos d’água, desde 2004 trabalha o “Projeto de Proteção e Recuperação das Matas Ciliares”, em parceria com entidades que possibilitam adquirir materiais para confecção de cercas, que servem de isolamento das APP de nascentes e cursos d’água. Os produtores rurais beneficiados, ficam responsáveis pela instalação e manutenção das cercas.
O principal objetivo do isolamento das áreas com cercas, é evitar o acesso de animais nas APP, permitindo que a vegetação se reestabeleça mais rapidamente. As faixas obrigatórias de isolamento seguem as recomendações da legislação ambiental.
A prioridade do projeto é atender as microbacias hidrográficas, que possuem cursos d’água destinados ao abastecimento público.
Até o momento o projeto atendeu, 422 propriedades resultando em 282 hectares de Áreas de Preservação Permanente de nascentes e cursos d’água, isolados e protegidos.
O trabalho realizado tem colaborado para a melhoria na qualidade e quantidade da água nas microbacias hidrográficas trabalhadas, além de contribuir para a regularização ambiental das propriedades.