Postado em 13 de Julho de 2020 às 16h41

Projeto de Recuperação da Mata Ciliar prossegue com visitas individuais e videoconferências

Notícias (69)
Consórcio Iberê Com medidas de segurança para equipes técnicas e produtores rurais, avança na Região Oeste o Projeto de Recuperação e Preservação de Matas Ciliares. O projeto é...

Com medidas de segurança para equipes técnicas e produtores rurais, avança na Região Oeste o Projeto de Recuperação e Preservação de Matas Ciliares. O projeto é desenvolvido desde 2006 em uma parceria entre Consórcio Iberê, CASAN, prefeituras municipais e um conjunto de outras instituições de ensino, pesquisa e extensão.

Na nova forma de trabalho, as reuniões de sensibilização e mobilização entre técnicos e agricultores foram substituídas por visitas individuais. Agora o distanciamento mínimo e o uso de máscaras fazem parte da metodologia dos encontros.

Durante as visitas de campo, o coordenador de área do Consórcio Iberê compartilha informações e orientações. O produtor rural recebe a documentação necessária para adesão ao projeto e explicações sobre como fazer o levantamento dos materiais necessários para a construção das cercas que isolam e protegem a vegetação ao longo dos cursos d´água.

Nesta nova etapa do projeto, assinada em fevereiro deste ano, a CASAN destina R$ 431.650,00 para beneficiar mais 70 famílias de produtores rurais dos municípios de Águas de Chapecó, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Guatambu, Planalto Alegre e São Carlos. 
A meta é proteger outros 50 hectares de áreas de preservação permanente, ao longo de aproximadamente 35 nascentes. Com isso, o trabalho chegará a 323 hectares de margens de cursos d’água em recuperação. 

A valorização da agricultura familiar e da Política Nacional de Recursos Hídricos estão entre os objetivos. Com o novo repasse de recursos por parte da CASAN, chega a R$ 1.600.000,00 o investimento na recuperação da mata ciliar na Região Hidrográfica do Oeste, totalizando 493 propriedades rurais já beneficiadas.

Fonte: Arley - CASAN

  • Consórcio Iberê -
  • Consórcio Iberê -

Veja também

PREFEITO DE SÃO CARLOS RECEBE REPRESENTANTES DO CONSORCIO IBERÊ20/02/19 O Prefeito de São Carlos Rudi Miguel Sander juntamente com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente José Cléo Kunst recebeu na última sexta-feira (15) representantes do Consórcio Iberê dos municípios de São Carlos e Águas de Chapecó. Estiveram presentes o vice-prefeito de Águas de Chapecó Valmor Follmann (Côgo), equipe......
Cordilheira Alta recebe visita de técnicos do Consórcio Iberê 03/02/21 Na tarde desta quinta-feira (28) o prefeito de Cordilheira Alta, Clodoaldo Briancini, recebeu em seu gabinete representantes do Consórcio Iberê – Consórcio Intermunicipal de Gerenciamento Ambiental. Na reunião foram......
CASAN conquista prêmio ambiental Fritz Müller28/09/17O Projeto Iberê de recuperação da mata ciliar no Oeste do Estado conquistou o prêmio Fritz Müller da Fundação de Meio Ambiente (FATMA). O projeto financiado pel Esta é a terceira premiação deste projeto que foi criado em 2006 por meio de parceria entre a CASAN, financiadora do projeto, e o Consórcio Iberê, composto por sete municípios da Bacia Hidrográfica do Rio......

Voltar para Notícias