A data faz referência a 27 de maio de 1560, quando o Padre Anchieta assinou a Carta de São Vicente, documento no qual descreveu, pela primeira vez, a biodiversidade das florestas tropicais nas Américas.
O bioma abrange as maiores cidades do país, onde moram mais de 120 milhões de pessoas. Além disso, estima-se que existam cerca de 20 mil espécies vegetais na Mata Atlântica, incluindo diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Em relação à fauna, o bioma abriga, aproximadamente, 850 espécies de aves, 370 de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos e 350 de peixes.
Você sabia que, por causa da grande biodiversidade e dos seus serviços ecossistêmicos, a Mata Atlântica tem a capacidade de nos proteger dos efeitos negativos da mudança do clima por meio de uma estratégia de adaptação?
O Projeto Mata Ciliar em parceria com a CASAN, desenvolve atividades utilizando a abordagem da educação ambiental e a recuperação de áreas degradadas em APPs (Áreas de Preservação Permanentes). O projeto já recuperou aproximadamente 300 hectares do bioma Mata atlântica, protegendo, assim, as pessoas desses efeitos negativos, como enchentes, secas prolongadas, deslizamentos, entre outros.
Feliz Dia da Mata Atlântica!
FONTE: MMA,2020