Postado em 27 de Maio de 2020 às 13h49

Dia Nacional da Mata Atlântica!

Notícias (60)

A data faz referência a 27 de maio de 1560, quando o Padre Anchieta assinou a Carta de São Vicente, documento no qual descreveu, pela primeira vez, a biodiversidade das florestas tropicais nas Américas.


O bioma abrange as maiores cidades do país, onde moram mais de 120 milhões de pessoas. Além disso, estima-se que existam cerca de 20 mil espécies vegetais na Mata Atlântica, incluindo diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Em relação à fauna, o bioma abriga, aproximadamente, 850 espécies de aves, 370 de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos e 350 de peixes.


Você sabia que, por causa da grande biodiversidade e dos seus serviços ecossistêmicos, a Mata Atlântica tem a capacidade de nos proteger dos efeitos negativos da mudança do clima por meio de uma estratégia de adaptação?


O Projeto Mata Ciliar em parceria com a CASAN, desenvolve atividades utilizando a abordagem da educação ambiental e a recuperação de áreas degradadas em APPs (Áreas de Preservação Permanentes). O projeto já recuperou aproximadamente 300 hectares do bioma Mata atlântica, protegendo, assim, as pessoas desses efeitos negativos, como enchentes, secas prolongadas, deslizamentos, entre outros.


Feliz Dia da Mata Atlântica!



FONTE: MMA,2020






 

Imagens: Antes (2012) e depois (2015), Fonte: Consórcio Iberê

  • Consórcio Iberê -
  • Consórcio Iberê -

Veja também

ATIVIDADE DESENVOLVIDA NA COMUNIDADE FERNANDO MACHADO MUNICÍPIO DE CORDILHEIRA ALTA.27/03/17 No dia 23 de março de 2017, realizou na comunidade Fernando Machado município de Cordilheira Alta uma atividade em comemoração ao dia Mundial da água. No presente momento, aconteceu uma mini palestra sobre o que é o Consórcio Iberê e sobre o projeto Mata Ciliar apresentada pela Assessora administrativa Kellen Cassaro, o público alvo foram crianças......
19 de setembro dia mundial da limpeza19/09/20          Este ano em decorrência da pandemia o dia Mundial da limpeza será num formato diferente, as ações serão de forma individuais em casa ou na empresa, cada um cuidando do seu quadrado para......

Voltar para Notícias