Postado em 27 de Maio de 2020 às 13h49

Dia Nacional da Mata Atlântica!

Notícias (69)

A data faz referência a 27 de maio de 1560, quando o Padre Anchieta assinou a Carta de São Vicente, documento no qual descreveu, pela primeira vez, a biodiversidade das florestas tropicais nas Américas.


O bioma abrange as maiores cidades do país, onde moram mais de 120 milhões de pessoas. Além disso, estima-se que existam cerca de 20 mil espécies vegetais na Mata Atlântica, incluindo diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Em relação à fauna, o bioma abriga, aproximadamente, 850 espécies de aves, 370 de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos e 350 de peixes.


Você sabia que, por causa da grande biodiversidade e dos seus serviços ecossistêmicos, a Mata Atlântica tem a capacidade de nos proteger dos efeitos negativos da mudança do clima por meio de uma estratégia de adaptação?


O Projeto Mata Ciliar em parceria com a CASAN, desenvolve atividades utilizando a abordagem da educação ambiental e a recuperação de áreas degradadas em APPs (Áreas de Preservação Permanentes). O projeto já recuperou aproximadamente 300 hectares do bioma Mata atlântica, protegendo, assim, as pessoas desses efeitos negativos, como enchentes, secas prolongadas, deslizamentos, entre outros.


Feliz Dia da Mata Atlântica!



FONTE: MMA,2020






 

Imagens: Antes (2012) e depois (2015), Fonte: Consórcio Iberê

  • Consórcio Iberê -
  • Consórcio Iberê -

Veja também

Resíduos Sólidos12/05/16 Realizou-se no dia 10 de Maio de 2016 na Unochapecó, o segundo encontro do curso de Gestores Municipais sobre os resíduos sólidos do município. A técnica da ITCP Ana Maria Pereira Puton, abordou o assunto da Economia Solidária. Em seguida, as mestres Graciela Novakowski e Luciane Luvizon Campagnolo comentaram sobre o projeto Tecendo Redes na organização dos......

Voltar para Notícias