O Consórcio Iberê (Consórcio Intermunicipal de Gerenciamento Ambiental) realizou na tarde desta terça-feira (18/12), na Sala de Reuniões da Prefeitura de Chapecó, a Assembleia Geral Ordinária de Prestação de Contas, Apresentação dos Resultados dos Projetos de 2018 e eleições de Presidência, Conselhos Fiscal e Executivo. Participaram Prefeitos, conselheiros e coordenadores dos Municípios. O Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon foi eleito Presidente do Consórcio para o próximo biênio (2019/2020).
O Consórcio Iberê é composto por sete Municípios inseridos na Bacia Hidrográfica do Rio Chapecó/Irani que são: São Carlos, Águas de Chapecó, Caxambú do Sul, Planalto Alegre, Guatambú, Chapecó e Cordilheira Alta. Os objetivos são: Discutir e implementar um programa integrado de respeito pela natureza e cidadania; capacitar grupos de trabalho para desdobrar a metodologia de planejamento usando bacias hidrográficas como unidades de gestão; e promover o consenso entre as vertentes comunitária e institucional, na identificação dos problemas inserindo os atores neste processo.
Na pauta da reunião de hoje teve uma explanação sobre o PIGIRS – Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - e definida a integração de todos os Municípios Consorciados ao Plano de Chapecó, que já virou Lei. Também foram apresentados os resultados do Projeto Mata Ciliar, desenvolvido no último ano.
Com o Projeto Mata Ciliar o Consórcio Iberê conseguiu atender 424 famílias, ajudando a isolar e recuperar 282 hectares de Áreas de Preservação Permanente, o equivalente a 282 campos de futebol de área preservada. “Nós entramos com o material e todo o suporte necessário, mas os agricultores foram os protagonistas nesse trabalho. Preservando a mata ciliar, eles conseguiram aumentar a quantidade de água, melhorar a qualidade, e consequentemente, aumentar a renda”, explicou a Secretária Executiva do Consórcio Iberê, Sílvia Valdez.
O Prefeito Luciano Buligon, eleito Presidente do Consórcio para os próximos dois anos, falou da importância em difundir essa onda de Preservação Ambiental por todo o território da Bacia Hidrográfica do Rio Chapecó/Irani. “Nosso ideal é ter 100% da mata ciliar preservada. Em Chapecó, vamos começar pelo entorno do Lajeado São José. Como meta para os próximos dois anos, vamos trabalhar com os moradores nos arredores do Lajeado”, adiantou o Prefeito.
Matéria publicada pelo setor de comunicação do município de Chapecó.
Fonte: https://chapeco.sc.gov.br/noticia/1512/prefeito-buligon-e-eleito-presidente-do-consorcio-ibere