O projeto de recuperação, recomposição, preservação e manutenção das matas ciliares - CASAN 2016 manteve a sequencia dos trabalhos implantados desde o Projeto CASAN 2012.
Esse ano, serão 16 propriedades beneficiadas com o Projeto Mata Ciliar CASAN, em parceria com o Consórcio Iberê e Prefeitura Municipal de São Carlos, sendo que as propriedades beneficiadas estão localizada na Bacia Hidrográfica do Lajeado Marcelino,Aguinhas e Rio Chapecó, afluente que deságua no Rio Chapecó, sendo Casan,o responsável pelo tratamento e distribuição aos municípios de São Carlos e Águas de Chapecó, por isso, é considerado área prioritária para a preservação.
A área trabalhada nesta etapa é relativamente grande com relação à extensão total dos lajeados, porém, nessas áreas a serem preservadas, reflete a degradação encontrada também em outros pontos. Os principais impactos destes lajeados são as atividades agropecuárias e assoreamento, que interfere diretamente na qualidade e quantidade de água existente para o equilíbrio dos processos ecológicos da bacia e para uso da população.
Os lajeados, nas propriedades trabalhadas, apresentam cobertura vegetal, variando em extensão de sua margem, com acesso de animais em alguns pontos dessas propriedades e com alto nível de degradação ambiental.
No mês de outubro de 2015, foi realizada a primeira reunião do Consórcio Iberê em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos, juntamente com a Coordenadora Municipal do Iberê, Gracieli Reiter Klaus, com os beneficiários do projeto, onde foi apresentada para a comunidade, informações sobre o projeto de preservação das matas ciliares, realizado no município de São Carlos. Neste mesmo encontro, foi repassado o objetivo desta nova etapa e os procedimentos para a realização dos trabalhos.
Foram realizadas as visitas de levantamento a campo junto aos 16 beneficiários, a situação das áreas a preservar, realizados registros fotográficos do início dos trabalhos levantamento do material necessário para preservar as áreas de cada propriedade, baseado no Kit Mata Ciliar – CASAN 2015 e o preenchimento dos documentos para adesão do projeto junto ao beneficiário, bem como os materiais a serem utilizados pelas famílias.
Além de promover o plantio de espécies nativas nas propriedades, onde a cobertura vegetal foi sendo suprimida ao longo dos anos, este projeto objetiva incentivar o uso sustentável dos recursos naturais; a prevenção e o controle da poluição dos cursos d’água; a promoção da educação ambiental nas comunidades e escolas.
O engajamento dos proprietários rurais é essencial para o sucesso deste projeto que acontece em três fases. Inicialmente é realizado um diagnóstico, onde são levantadas características específicas da região e elaborado um orçamento de custos previstos para a execução. Na segunda fase é implantado o projeto propriamente dito, com o plantio das mudas, buscando convênios e parcerias, priorizando as ações emergenciais identificadas no diagnóstico prévio. A terceira fase baseia-se na continuação das ações de preservação, como o monitoramento e a fiscalização.
Segundo Gracieli Reiter Klaus, Coordenadora Municipal do Iberê, nesse ano, serão 16 propriedades beneficiadas com material totalmente gratuito entre eles: Palanques, tramas, arame, haste de ancora, reservatórios de polietileno, catracas, bomba de água, mangueira e tubos, sendo que a entrega dar-se-a nas propriedades a partir do dia 30 de março de 2016. Nesse projeto, contamos com o apoio do Consórcio Iberê, Casan, e Prefeitura Municipal de São Carlos.
______________________________________________________
Fernando Heinen - Assessoria de Imprensa Prefeitura de São Carlos